1:: Não use arquivos JPEG nas suas imagens!
O modo favorito e ideal será o formato
.tiff, ou enviei as imagens “vector arts” produzidos no Illustrator ou
no FreeHand e nunca “raster images” produzidas no Photoshop.
Os JPEG são arquivos de baixa qualidade tipográfica, esse formato tal como o PNG é destinado para a WEB.
2:: Deverá usar sempre a escala CMYK ou Pantone, nunca a RGB.
Um dos erros comuns é usar vários tipos de escalas no mesmo trabalho, o que dará bronca pela certa.
Certifique-se que esta a trabalhar no modo CMYK , no Illustrator, vá a File> Document Color Mode > CMYK.
O trabalho só devera ter cores CMYK e eventuais Pantones se conter
cores extras, mas nunca cores em RGB nem em Hexacromia, isso são apenas
padrões Web.
3:: Converta sempre todas as fontes em curvas.
Guarde sempre um cópia do seu trabalho
editável, para eventuais alterações de textos, datas etc, mas quando
finalizar o trabalho para enviar para a gráfica, certifique-se que
converte todas as suas fontes (textos) em curvas.
Assim evita grande problemas de compatibilidade entre sistemas
diferentes, depois a mesma fonte que funciona perfeitamente no seu
computador, pode danificar-se no computador do receptor, para alem de
não contribuir para a pirataria de fontes.
Illustratror ? (ctrl) cmd+shift+o Freehand ? (ctrl) cmd+shift+p
4:: Verifique que envia todas as imagens “linkadas” no trabalho
Um dos esquecimentos mais comuns de quem
envia os trabalhos para as gráficas é precisamente este, esquerce-se de
enviar todas as imagens que usou no trabalho.
Poderá tanto no Freehand como no Illustrators “embeber” ou seja fazer
um “Embed” das imagens, num entanto sugiro que envie os links à parte, o
trabalho ficará mais leve e mais fácil de mexer se for necessário
alterar algo de ultima hora.
Vá ao menu View>Links:
5:: Envie sempre o seus trabalhos com “bleeds”, sangrias ou massas
Também um dos erros frequentes é enviarem os trabalhos para serem cortados mesmo as bordas no final da impressão.
A Sangria ou Bleed não é nada mais que um excesso que sairá para fora do corte final do trabalho.
A sangria ou Bleed irá evitar que o operador da guilhotina tenha uma
precisão eximia, e também temos que ter sempre em conta que o papel
durante a execução da impressão pudera esticar e deformar-se
ligeiramente.
Para evitar este problema pergunte sempre à gráfica onde vai realizar o trabalho, que tamanho de sangria preferem.
Normalmente uma área de sangria de 3 a 5 mm será o suficiente.
6:: Marcas de Corte
Nunca se esqueça de enviar as Marcas de
Corte nos seu trabalhos, assim o operador de artefinal saberá aquilo por
onde o trabalho cortará sem erro.
Um dos erros mais comuns é enviar essas marcas não onde elas deviam
de cortar mas sim por fora da sangria ou bleed, isso de nada serve.
As Marcas de Corte deverão sempre ir no modo Registration, assim as marcas aparecerão em todas as camadas CMYK e Pantones.
7:: Envie uma prova de cor física de qualidade, ou se não tem solicite
Bem este ponto é um dos grande problemas que nós artes-finalistas nos debatemos á anos, muitas pessoas fazem uma prova de cor numa impressora de lá de casa em papel fotográfico e pronto e pensa que arte sairá igual na impressão.
Isso é um erro infantil, e que daria motivo só para um post, esse
erro é simples, visto que os processos de impressão de uma Laser ou
Deskjet não têm nada a ver com o processo offset e depois os perfis
mudam e existem mais umas não sei quantas variáveis que o vão iludir e
levar ao erro, pois desista, use só para verificar se os textos e os
layouts estão correctos e não falta nada no trabalho.
Solicite à gráfica antes de imprimir uma prova de cor devidamente
calibrada e ai terá uma boa percepção do trabalho que terá no final.
8:: Envie um PDF em alta resolução
Mas como por vezes esses PDF’s não são bem feitos, aconselho a enviar
o trabalho no programa nativo (Illustrator ou FreeHand), mas sempre com
um PDF com tudo correcto a acompanhar para que o arte finalista tenha
algum suporte onde se possa apoiar para verificar se o resultado final é
aquele que você pretendia.
por de Artes Finais.
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