Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Propaganda ainda é a alma do negócio

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Propaganda ainda é a alma do negócio

Novas ferramentas de comunicação e relacionamento surgiram (e continuam surgindo) através dos tempos. Maneiras diferentes, inovadoras, tecnológicas de se fazer propaganda. Não vemos apenas outdoors, painéis nas ruas, comerciais de TV. O mundo da propaganda também evolui e, hoje, temos muitas ferramentas disponíveis para trabalharmos com marketing e comunicação também na internet. Mas sim, ainda tudo é propaganda. E ela é importante para todos.

Experimente um dia, em uma conversa informal com alguns amigos, perguntar a eles se já compraram ou compram algum produto influenciados por propaganda. A maioria, se não todos, dirão que não. Afinal, todos têm sua própria personalidade e não fariam nada que não quisessem; não comprariam nada que não tivessem vontade de comprar. Pois bem, mas se a publicidade não funciona, então por que as empresas ainda gastam tanto dinheiro com verba publicitária? A resposta é simples: porque sim, funciona.

Você mesmo que está lendo este artigo pode estar pensando que a publicidade talvez não seja tão eficaz assim como dizem por aí. Agora, experimente colocar-se do outro lado. Se você tem um produto ou serviço que quer vender, o que faria? Você pode utilizar a técnica da publicidade boca a boca, na qual as pessoas comentam com seus amigos sobre tal produto e serviço que elas gostaram (mas atenção, elas também comentarão sobre produtos que não gostaram). Pode utilizar-se de mídias tradicionais como outdoor, anúncios em jornal, anúncios em revista etc. De qualquer forma, falará bem do seu produto.


* “Está novo, praticamente nunca foi usado”.
* “Eu comprei e nem tirei ele da caixa ainda. É como se você estivesse comprando direto da loja”.
* “Sim, eu garanto a qualidade do produto. Ele tem um ótimo acabamento e está bem bonito”.

Isso é propaganda. Você não vai simplesmente criar um produto ou serviço e esperar que aconteça um milagre e todo mundo comece a comprá-lo ou contratar o seu serviço. Você vai fazer propaganda. E sim, ela ainda é a alma do negócio.

E se você ainda acha que propaganda não dá resultado, saiba que existem vários estudos neurológicos, principalmente referentes ao neuromarketing, que provam com estudos científicos que a propaganda sim, influencia as pessoas de alguma forma. Inclusive esse estudo é muito útil, porque assim podemos saber o que as pessoas realmente gostam, o que elas pensam e que tipo de produto elas gostariam de ter. A consequência disso é a produção de produtos e serviços cada vez melhores, que satisfarão o cliente por completo.
Mas a propaganda não faz milagre. Aquela história de que ela cria desejo nas pessoas é falsa. Se você não pensa e nunca pensou em comprar um carro cor-de-rosa, nunca o comprará, por mais que o comercial desse carro seja o melhor que já viu na vida.

Seja qual for o meio de comunicação que você vai usar para fazer propaganda, você e o seu cliente devem ter um pensamento: a propaganda é importante, para você, para o seu cliente e também para o consumidor final.

Fonte: Por Alexandre Bigaiski da Gráfica CDC

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