Novas ferramentas de comunicação e relacionamento surgiram (e
continuam surgindo) através dos tempos. Maneiras diferentes, inovadoras,
tecnológicas de se fazer propaganda. Não vemos apenas outdoors, painéis
nas ruas, comerciais de TV. O mundo da propaganda também evolui e,
hoje, temos muitas ferramentas disponíveis para trabalharmos com
marketing e comunicação também na internet. Mas sim, ainda tudo é
propaganda. E ela é importante para todos.
Experimente um dia, em uma conversa informal com alguns amigos,
perguntar a eles se já compraram ou compram algum produto influenciados
por propaganda. A maioria, se não todos, dirão que não. Afinal, todos
têm sua própria personalidade e não fariam nada que não quisessem; não
comprariam nada que não tivessem vontade de comprar. Pois bem, mas se a
publicidade não funciona, então por que as empresas ainda gastam tanto
dinheiro com verba publicitária? A resposta é simples: porque sim,
funciona.
Você mesmo que está lendo este artigo pode estar pensando que a
publicidade talvez não seja tão eficaz assim como dizem por aí. Agora,
experimente colocar-se do outro lado. Se você tem um produto ou serviço
que quer vender, o que faria? Você pode utilizar a técnica da
publicidade boca a boca, na qual as pessoas comentam com seus amigos
sobre tal produto e serviço que elas gostaram (mas atenção, elas também
comentarão sobre produtos que não gostaram). Pode utilizar-se de mídias
tradicionais como outdoor, anúncios em jornal, anúncios em revista etc.
De qualquer forma, falará bem do seu produto.
* “Está novo, praticamente nunca foi usado”.
* “Eu comprei e nem tirei ele da caixa ainda. É como se você estivesse comprando direto da loja”.
* “Sim, eu garanto a qualidade do produto. Ele tem um ótimo acabamento e está bem bonito”.
Isso é propaganda. Você não vai simplesmente criar um produto ou
serviço e esperar que aconteça um milagre e todo mundo comece a
comprá-lo ou contratar o seu serviço. Você vai fazer propaganda. E sim,
ela ainda é a alma do negócio.
E se você ainda acha que propaganda não dá resultado, saiba que
existem vários estudos neurológicos, principalmente referentes ao
neuromarketing, que provam com estudos científicos que a propaganda sim,
influencia as pessoas de alguma forma. Inclusive esse estudo é muito
útil, porque assim podemos saber o que as pessoas realmente gostam, o
que elas pensam e que tipo de produto elas gostariam de ter. A
consequência disso é a produção de produtos e serviços cada vez
melhores, que satisfarão o cliente por completo.
Mas a propaganda não faz milagre. Aquela história de que ela cria
desejo nas pessoas é falsa. Se você não pensa e nunca pensou em comprar
um carro cor-de-rosa, nunca o comprará, por mais que o comercial desse
carro seja o melhor que já viu na vida.
Seja qual for o meio de comunicação que você vai usar para fazer
propaganda, você e o seu cliente devem ter um pensamento: a propaganda é
importante, para você, para o seu cliente e também para o consumidor
final.
Fonte: Por Alexandre Bigaiski da Gráfica CDC
Fonte: Por Alexandre Bigaiski da Gráfica CDC
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