A quantidade de coisas que um curso universitário exige pode ser desgastante. Com isso, o estudante passa a pensar duas vezes antes de descobrir se realmente quer um emprego enquanto estuda. É claro que a sua vida será muito mais simples se você puder se dedicar integralmente aos estudos, mas optar por isso também pode trazer prejuízos. Se você está pensando em procurar emprego apenas depois da formatura, confira 5 motivos pelos quais você deve trabalhar durante a faculdade.
1. Ajuda financeira
Estar na faculdade é caro. Você tem que arcar com as mensalidades, o material, o transporte, a alimentação e uma infinidade de outros gastos. Por isso, trabalhar algumas horas por semana pode ajudar no orçamento. Talvez você não consiga garantir toda a renda necessária, mas já poderá oferecer alguma ajuda aos seus pais.
2. Construção do currículo
Embora sua graduação possa oferecer uma série de habilidades importantes, tanto técnicas quanto pessoais, existe outra coisa que o empregador quer ver no seu currículo: experiência profissional. Certas habilidades só podem ser desenvolvidas dentro do ambiente de trabalho; é por isso que o mercado valoriza tanto a experiência. Encontre trabalhos ou estágios e desenvolva todos esses talentos paralelamente. Dessa maneira você terá um currículo muito mais completo.
3. Contatos profissionais
O contato com outros profissionais funciona da mesma maneira que a experiência: só pode ser conquistado dentro do ambiente de trabalho. Os seus colegas de trabalho até podem ser futuros contatos, mas eles estão no mesmo nível que você. O interessante nesse caso é manter contato com profissionais mais experientes, que possam servir como referência para o seu trabalho. Além disso, você também pode precisar de indicações futuramente. Seu network vai ser fundamental nesses momentos.
4. Círculo social
Embora seja necessário separar as relações profissionais e pessoais, seus colegas de trabalho também podem ser seus amigos. Você passará um longo tempo com eles e vai acabar descobrindo pontos em comum. No entanto, é fundamental que você não deixe o relacionamento interferir no rendimento do seu trabalho.
5. Estabelecimento de prioridades
Quando se está na universidade, tudo importa. Não existe uma matéria que valha mais que a outra, não existe um trabalho que possa ser deixado de lado. Isso é positivo, mas não se aplica no ambiente corporativo. Embora você tenha demandas e tarefas de importância igual, precisará priorizar e decidir qual delas deve ser realizada primeiro. Sabendo fazer isso no ambiente de trabalho, você pode transferir o comportamento para a vida em geral e usá-lo sempre a seu favor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.