Requisitos: Adobe Photoshop CS5
O Puppet Warp é uma ferramenta muito simples de usar e que permite fazer distorções muito interessantes: movimentar braços e pernas de uma pessoa, encurvar objetos da fotografia ou, como o escolhido para este tutorial, dar nó em uma corda.
Com a imagem escolhida aberta no Photoshop, retire seu fundo, em caso de fundo simples, ou faça a seleção do objeto da imagem que você pretende distorcer. Para utilizar o Warp é necessário fazer uma seleção precisa daquilo em que se pretende mexer e para isso você pode utilizar as ferramentas Pen Tool e Refine Edge. É claro que isso não é uma regra. Você poderá utilizar qualquer uma das ferramentas de seleção do Photoshop que mais se adequem ao tipo de imagem e seleção escolhida.
Eu escolhi a imagem de uma corda sob um fundo branco, muito simples de retirar.
Para selecionar somente a corda, utilizei a ferramenta Quick Selection Tool clicando sobre o fundo branco. Depois de selecionar o fundo, inverta a seleção (Menu Select > Inverse ou pelo atalho Cmd / Ctrl + Shift + I). Você pode melhorar essa seleção inicial clicando no botão Refine Edge.
Com a imagem escolhida aberta no Photoshop, retire seu fundo, em caso de fundo simples, ou faça a seleção do objeto da imagem que você pretende distorcer. Para utilizar o Warp é necessário fazer uma seleção precisa daquilo em que se pretende mexer e para isso você pode utilizar as ferramentas Pen Tool e Refine Edge. É claro que isso não é uma regra. Você poderá utilizar qualquer uma das ferramentas de seleção do Photoshop que mais se adequem ao tipo de imagem e seleção escolhida.
Eu escolhi a imagem de uma corda sob um fundo branco, muito simples de retirar.
Para selecionar somente a corda, utilizei a ferramenta Quick Selection Tool clicando sobre o fundo branco. Depois de selecionar o fundo, inverta a seleção (Menu Select > Inverse ou pelo atalho Cmd / Ctrl + Shift + I). Você pode melhorar essa seleção inicial clicando no botão Refine Edge.
Com o Refine Edge podemos aperfeiçoar e corrigir nossa seleção da melhor forma possível. Experimente todos os ajustes para encontrar a melhor seleção para seu objeto. Outro ponto interessante do Refine é o fato de ele dar opções de saída para a seleção. Você poderá salvá-la com um nova camada, nova máscara e novo layer com máscara, entre outros. Depois de refinar sua seleção, escolha no Output to a opção New Layer.
Desse modo, você terá a seleção do objeto salva em uma nova camada.
Desse modo, você terá a seleção do objeto salva em uma nova camada.
Temos, então, duas camadas distintas, uma com a imagem original e outra só com aquilo que selecionamos da imagem. Vamos aplicar o Puppet Warp nesse novo layer. Com a camada selecionada, vá em Edit > Puppet Warp para abrir a ferramenta. Quando estiver ativo, o Warp criará uma malha sobre a imagem selecionada.
Agora, basta aplicar os pontos que nos permitem manipular e distorcer os objetos. Eles vão funcionar como pontos de articulação. Por isso, para curvar ou dobrar o objeto, você precisará criar pelo menos dois pontos. Distribua-os de modo a conseguir o melhor arranjo para a distorção que se pretende fazer na imagem.
Depois de criar os pontos, comece a fazer as distorções. Você pode movimentar os pontos clicando sobre eles e arrastando-os. Você pode selecionar mais de um ponto para arrastar. Para isso, use a tecla Shift. Para girar os pontos, basta clicar sobre um deles e pressionar a tecla Alt. Com esses comandos simples é possível distorcer a corda até fazer um nó.
Existem também os comandos na barra de propriedades que ajudam na hora de fazer a distorção, principalmente o Expansion, que aumenta a área de influência de um ponto sobre a imagem, e o Pin Depth, que organiza a sobreposição de partes da imagem. Com ele é possível enviar para frente e para trás a parte da imagem do ponto selecionado. Utilizei o Pin Depth para organizar as pontas da corda, de modo a dar realismo ao nó que criei.
Depois de distorcer a imagem, basta pressionar Enter para que a distorção seja aplicada à imagem original. Pronto! Nó feito no Photoshop.
Por Thiago Justo (instrutor de pré‑impressão da Escola Senai Theobaldo De Nigris) - Revista Tecnologia Gráfica
Por Thiago Justo (instrutor de pré‑impressão da Escola Senai Theobaldo De Nigris) - Revista Tecnologia Gráfica
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