Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O passo a passo para validar sua ideia

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O passo a passo para validar sua ideia

O que você deve fazer depois de ter a ideia de uma startup
Por Daniela Moreira do PEGN
 Shutterstock
Você teve uma ideia genial e acredita que está próximo de fundar a melhor startup dos últimos tempos. Só que não sabe por onde começar. Pois é, tem muita gente que acaba não tirando a ideia do papel porque se perde justamente nesse início do processo. Antes de fundar uma empresa, desenvolver o produto ou sair espalhando por aí que descobriu uma fórmula mágica, é preciso validar a sua ideia. Será que ela é viável? Funciona? 

As respostas não são fáceis e pode ser que elas não sejam as esperadas e talvez nem as corretas. De qualquer forma, é crucial que sua startup não pule esse estágio. 

Thiago Paiva, autor do blog Startup Biz Model, espaço voltado a discutir modelos de negócio inovadores, explica o passo a passo para você validar sua ideia, seguindo as metodologias do Customer Development (Steve Blank) e do Lean Startup (Eric Ries), duas obras de referência para quem quer criar uma startup: 

Passo 1 - Teve uma ideia? Então saia do escritório (“get out of the building”) para conversar com os seus clientes e descobrir se a ideia faz sentido. 

Passo 2 - Pense numa forma de transformar essa ideia em dinheiro, ou seja, defina qual é o modelo de negócios – uma ferramenta útil para isso é o Business Model Canvas. 

Passo 3 - Defina formas de validar as partes mais arriscadas do modelo de negócio e faça validações construindo MVPs (Minimun Viable Product) – protótipos funcionais que permitirão que os clientes interajam com os recursos propostos. 

Passo 4 - Depois de validar as partes mais arriscadas do modelo de seu negócio, será possível começar a pensar no produto de fato. 

Passo 5 – Com a ideia, o modelo e o produto validado, é hora de escalar! Ou seja, aumente a equipe e acelere a aquisição de clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.