Por definição, proatividade é a capacidade de se antecipar às situações, necessidades e problemas futuros. Bom, temos dessa forma alguns fatores para analisar:
- Antecipação: Este deve ser inerente a todos os profissionais, em especial aos de comunicação e marketing;
- Planejamento:
Todo trabalho, projeto, evento ou qualquer outra execução embasada no planejamento estará mais propensa ao sucesso por estar mais coerente; - Iniciativa: Arriscar também pode garantir resultados. Ter iniciativa é fundamental para conquistar as oportunidades no mercado.
Interessante como os fatores acima citados se entrelaçam, estão interligados. O ambiente de trabalho com todas as revoluções tecnológicas
e sociais necessita de especialistas com o diferencial da multitarefa.
Não vale apenas ser bom em algo, mas ser bom em todo o ciclo de
atividades que envolve seu trabalho.
E onde entra a proatividade?
Ser multitarefa exige conhecimento prévio. As empresas não especificam
esse pré-requisito para a vaga, mas sendo proativo (antecipando os
acontecimentos), você estará apto a exercer a função por possuir
conhecimento em várias áreas e setores.
Como em muitos modelos
acadêmicos isso não é trabalhado como condição básica, mas como
diferencial, devemos manter esse atributo como condição primária nas
nossas carreiras.
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