Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A Psicologia das Cores

sábado, 11 de maio de 2013

A Psicologia das Cores

Para nós bloguers, quando procuramos por uma imagem para os nossos artigos, ou por ícones, ou mesmo para o design do nosso blog temos de perceber as cores que vamos utilizar. Para isso vou explicar aqui neste post, as influências que as cores podem ter na nossa mente humana.
Quando se fala de cor, há que distinguir entre a cor obtida aditivamente (cor luz) ou a cor obtidasubtractivamente (cor pigmento).
  • Na cor obtida aditivamente, chamado de sistema RGB, temos os objectos que emitem luz (monitores, televisão, Lanternas, etc) em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz Vermelho + Azul (cobalto) + Verde = Branco.
  • Na cor obtida subtrativamente (subtractivo ou cor pigmento) iremos manchar uma superfície sem pigmentação (branca) misturando-lhe as cores secundárias da luz (também chamadas de primárias em artes plásticas); Ciano + Magenta + Amarelo.

    Fonte: http://www.flickr.com/photos/chavals
Este sistema corresponde ao “CMY” das impressoras e serve para obter cor com pigmentos (tintas e objetos não-emissores de luz). Subtraindo os três pigmentos temos uma matiz de cor muito escura, muitas vezes confundido com o preto. O sistema “CMYK” é utilizado pela Indústria Gráfica nos diversos processos de impressão, como por exemplo: o Off-Set, e o processo Flexográfico, bastante usado na impressão de etiquetas e embalagens. O “K” da sigla “CMYK” corresponde à cor “Preto” (em inglês, “Black”), sendo que as outras são:
  • C = Cyan (ciano)
  • M = Magenta
  • Y = Yellow (amarelo)
  • K = Black (preto)
Alguns estudiosos afirmam que a letra “K” é usada para o “Preto” (“Black”) como referência a palavra “Key”, que em inglês significa “Chave”. O “Preto” é considerado como “cor chave” na Indústria Gráfica, uma vez que ele é usado para definir detalhes das imagens. Outros afirmam que a letra “K” da palavra “blacK” foi escolhida pois, a sigla “B” é usada pelo “Blue” = “Azul” do sistema RGB. As cores primárias de luz são as mesmas secundárias de pigmento, tal como as secundárias de luz são as primárias de pigmento. Na natureza amarelo, azul e vermelho são as cores de onde todas as outras se originam a partir de suas combinações:
  • amarelo + azul = verde
  • vermelho + amarelo = laranja
  • azul + vermelho = roxo.
A combinação de cores primárias formam cores secundárias, que combinadas com cores secundárias formam cores terciárias e assim por diante.
Depois desta pequena introdução deixo aqui um infográfico para percebermos a utilização das cores no nosso dia-a-dia:
Infographic: The Psychology of Color
Fontes: Wikipédia, testking.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.