Quando se fala de cor, há que distinguir entre a cor obtida aditivamente (cor luz) ou a cor obtidasubtractivamente (cor pigmento).
- Na cor obtida aditivamente, chamado de sistema RGB, temos os objectos que emitem luz (monitores, televisão, Lanternas, etc) em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz Vermelho + Azul (cobalto) + Verde = Branco.
- Na cor obtida subtrativamente (subtractivo ou cor pigmento) iremos manchar uma superfície sem pigmentação (branca) misturando-lhe as cores secundárias da luz (também chamadas de primárias em artes plásticas); Ciano + Magenta + Amarelo.
Este sistema corresponde ao “CMY” das impressoras e serve para obter cor com pigmentos (tintas e objetos não-emissores de luz). Subtraindo os três pigmentos temos uma matiz de cor muito escura, muitas vezes confundido com o preto. O sistema “CMYK” é utilizado pela Indústria Gráfica nos diversos processos de impressão, como por exemplo: o Off-Set, e o processo Flexográfico, bastante usado na impressão de etiquetas e embalagens. O “K” da sigla “CMYK” corresponde à cor “Preto” (em inglês, “Black”), sendo que as outras são:
- C = Cyan (ciano)
- M = Magenta
- Y = Yellow (amarelo)
- K = Black (preto)
Alguns estudiosos afirmam que a letra “K” é usada para o “Preto” (“Black”) como referência a palavra “Key”, que em inglês significa “Chave”. O “Preto” é considerado como “cor chave” na Indústria Gráfica, uma vez que ele é usado para definir detalhes das imagens. Outros afirmam que a letra “K” da palavra “blacK” foi escolhida pois, a sigla “B” é usada pelo “Blue” = “Azul” do sistema RGB. As cores primárias de luz são as mesmas secundárias de pigmento, tal como as secundárias de luz são as primárias de pigmento. Na natureza amarelo, azul e vermelho são as cores de onde todas as outras se originam a partir de suas combinações:
- amarelo + azul = verde
- vermelho + amarelo = laranja
- azul + vermelho = roxo.
A combinação de cores primárias formam cores secundárias, que combinadas com cores secundárias formam cores terciárias e assim por diante.
Depois desta pequena introdução deixo aqui um infográfico para percebermos a utilização das cores no nosso dia-a-dia:
Fontes: Wikipédia, testking.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.