Para se dar bem em qualquer situação, os vendedores precisam estar prontos para responder as dúvidas dos consumidores
Aquele tipo de vendedor que só entrega o que o cliente quer e anota o pedido pode estar com os dias contados. Usar clichês e empurrar produtos ao consumidor são táticas que não funcionam mais. Hoje, o cliente quer ser atendido de forma personalizada e a empresa ganha quando percebe as reais necessidades dele.
Para ajudar nesta tarefa, o especialista
Robert Bacal escreveu o livro “Frases perfeitas para atender bem o
cliente” – título traduzido recentemente para o português e publicado
pela editora Saraiva – para falar sobre como sair de situações delicadas
de forma bem sucedida na hora da venda. “Se você atende os clientes
diretamente, tem o poder de afetar suas percepções”, explica Bacal, na
introdução do livro.
Segundo ele, mais do que ser uma pessoa
que paga pelos produtos ou serviços que você oferece, cliente é “a
próxima pessoa da fila a receber o que você tem fornecer”. E, não, o
cliente não tem sempre razão, como diz o slogan. “Os clientes fazem
pedidos pouco razoáveis e têm expectativas absurdas. Mas, o cliente
merece ser tratado como uma pessoa importante e receber o máximo esforço
de quem o atende”, diz. Veja abaixo uma seleção de frases retiradas do
livro para atender melhor clientes da sua pequena empresa.
1. “Sinto muito pela espera”
Ninguém gosta de esperar para ser
atendido, por isso, a ideia, segundo Bacal, é neutralizar a frustação e a
raiva do cliente, abrindo espaço para um atendimento mais rápido.
Adicionar uma explicação para a demora também é uma boa tática. Para que
esta técnica funcione, fale antes que o cliente tenha tempo de reclamar
da demora no atendimento e esta frase irá desarmá-lo. É de bom tom
também avisar as pessoas quando houver um atraso no atendimento,
informando uma estimativa de espera.
2. “Quero me certificar de que não lhe darei uma informação errada”
Não ter resposta para as dúvidas do
cliente e dar uma justificativa qualquer pode fazer com que ele desanime
da compra. Por isso, se não souber o que responder, seja honesto.
Mostre que se interessa pela dúvida, diga que irá buscar aquela
informação com mais certeza e pergunte se ele concorda com isso.
Não diga apenas “aguarde um segundo” e
deixe o cliente sozinho, sem informação. Se for o caso de fazê-lo
esperar pelo retorno, ofereça um café ou uma água enquanto ele aguarda.
3. “Sei que você não está infeliz com esta situação”
É comum que o cliente fique chateado se o
vendedor não puder atender sua solicitação. Para amenizar este
sentimento, use a empatia para mostrar que reconhece e compreende esta
situação. Se ele quiser conversar com um superior, o vendedor não deve
se opor. “Oferecer ajuda mostra ao cliente que você não se intimidará
por ameaças ou manipulação”, diz Bacal.
4. “Vamos garantir que estamos em sintonia”
Quando o vendedor precisa esclarecer os
compromissos que o cliente tem com a empresa – e vice-versa – é
importante deixar as coisas claras para evitar um mal entendido. Por
isso, assim que o acordo for estabelecido, com prazos e o que se espera
de cada parte, o vendedor deve fazer um resumo da conversa para evitar
problemas. “Certificar-se de que a comunicação está funcionando é melhor
do que correr o risco de que um projeto vá mal por causa de um mal
entendido”, diz o autor.
5. “Senhor/Senhora …”
Seja acompanhando uma reclamação ou
ouvindo sugestões, usar o nome da pessoa é uma boa técnica. Para o
autor, esta é uma questão elementar de cortesia com o cliente. “O que
realmente torna esse tipo de acompanhamento bem-sucedido é que o cliente
percebe que obtém um serviço personalizado”, diz.
Fonte: Exame.com – por Priscila Zuini (Publicado originalmente por Franca Varejo & Franchising)
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