Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Preparando um arquivo com hot stamping para a gráfica

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Preparando um arquivo com hot stamping para a gráfica

Um dos acabamentos mais usados em revistas e catálogos é chamado hot stamping ou simplesmente hot. Mas o que é o hot stamping (estampa quente)?


É um sistema semelhante à tipografia (matriz de impressão – clichês – é dura e plana, normalmente de metal, na qual grafismo a ser impressa está em alto-relevo), porém o clichê não recebe tinta, sendo apenas aquecido e pressionado sobre uma tira de material sintético revestida de uma finíssima camada metálica.

Quando a camada metálica é pressionada pelo clichê quente, desprende-se da fita e adere à superfície do material a ser impresso.

Esse sistema é utilizado para imprimir pequenos detalhes, produzindo efeitos metalizados.
O processo de Hot Stamping é muito utilizado em trabalhos monográficos, trabalhos escolares, e arquivos.

A impressão em Hot Stamping pode ser feita em livros de capa dura, ou mesmo em outro tipo de material, como papelão, calçados, ou artigos de couro. (fonte: Wikipédia)

Como preparar o arquivo para receber o hot?

Vamos tomar como exemplo uma capa de revista em que o texto “Paisagens do Brasil” será uma aplicação de hot. (fig1).


Embora para montar o layout seja preciso posicionar o texto na capa da revista. Na hora de enviar o arquivo para a gráfica, ele precisa ser excluído da impressão offset. (fig2)

O arquivo da capa a ser impresso deve ser enviado para a gráfica sem o texto que será aplicado com hot stamping. (fig3)

O texto que será em hot por sua vez, deve ser enviado em um arquivo separado, devidamente posicionado no local em que será aplicado no impresso offset. Porém esse texto deve ser preferencialmente na cor preta e vetorizado. (fig4)

Por quê mandar o arquivo do hot em vetor? Os fornecedores que produzem os clichês (para hot ou relevo) utilizam processos químicos semelhantes à gravação de um fotolito. Nesse caso, quanto mais perfeito for o traço do desenho ou texto, melhor será a gravação do clichê e por sua vez a aplicação no impresso.

Devem ser evitados também os layouts que exijam um encaixe perfeito do hot stamping no impresso offset: encaixar o hot em uma sombra, dentro de linhas ou contornos, em composição com desenhos ou textos muito detalhados, etc. (fig5)


Os equipamentos para hot-stamping na maioria das gráficas ainda consistem de sistema mecânico/manual, ou seja, a máquina que aplica o hot é alimentada manualmente (folha a folha) por um operador, e nesse processo podem haver pequenas variações na posição do hot no impresso.

Por milimétrica que seja essa variação, uma pessoa mais exigente poderá ficar insatisfeita ao perceber que o hot não encaixou perfeitamente na área impressa. Por isso evite esse tipo de projeto artístico. Opte pela aplicação do hot independente de encaixes muito precisos no material.

Fonte: Blog Impressul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.