Não basta ser bem-sucedido; é preciso parecer. Kevin Daum, empreendedor, conferencista e escritor especializado em marketing, enumerou em sua coluna no site da revista Inc. sete conselhos para construir uma imagem de sucesso. “Algumas pessoas são naturalmente abençoadas com uma aura de sucesso, mas a maioria tem de construir a autoconfiança e burilar certos aspectos da própria imagem”, diz Daum.
E adverte: “Se você projetar uma imagem de perdedor, as pessoas vão
tratar você como um perdedor logo de cara.” As sete dicas são:
1. Vista-se bem em qualquer ocasião. Não é preciso
ser rico para isso, assegura Daum. O importante é prestar atenção aos
detalhes e saber que tipo de visual é adequado a cada situação (terno e
gravata ficam tão deslocados num churrasco quanto agasalho de ginástica
ou chinelo num escritório de advocacia). Ponto importante: sempre se
vista um tom acima do que é esperado. Se a regra é usar jeans e camisa
polo, acrescente um blazer esportivo. Finalmente, dê atenção especial a
sapatos, corte de cabelo e unhas, porque todo mundo observa essas
coisas, mesmo que disfarçadamente. Toques de desleixo passam a impressão
de que você não sabe cuidar de si mesmo.
2. Fale e escreva corretamente. Evite ser informal
demais e tome sempre cuidado para não esquecer os plurais bem
pronunciados. Cuidar da dicção, aliás, faz muita diferença. E melhore
seu inglês. Daum lamenta dizer isso, mas avisa que muitos americanos
pensam que quem fala inglês precário é pouco inteligente.
3. Domine a arte da conversa inteligente. Em resumo:
pare de falar apenas de sua própria vida e das celebridades e comece a
se inteirar do que está acontecendo no mundo. Estude sempre. Leia.
Viaje. E saiba relacionar as coisas que você colhe nessas atividades.
Mais importante: saiba calar-se e ouvir, senão não há conversa, mas
monólogo.
4. Seja generoso. Qualquer doação desinteressada
causa o maior impacto positivo. Não precisa ser algo material, mas
atenção, energia, dedicação ou sabedoria. Até você mesmo vai passar a
gostar mais de você.
5. Seja organizado. Segundo Daum, uma pessoa
desorganizada irrita todo mundo em volta, mesmo que ela não ocupe uma
posição de destaque. A desorganização passa a impressão de descontrole,
descuido e desinteresse. Faz você atrasar respostas a e-mails e
telefonemas e, pior, chegar tarde a compromissos. Se você for assim,
peça ajuda a um assistente, faça uso de aplicativos de smartphone
criados para isso e evite carregar coisas de casa para o trabalho e
vice-versa. Aparentar organização faz as pessoas acreditarem que você é
eficiente e está sempre no controle.
6. Faça com que as pessoas se sintam importantes. Já
no primeiro contato, dê um aperto de mão firme e olhe nos olhos. Esteja
presente nos momentos importantes da vida de quem você conhece. Leve as
pessoas a acreditar que estão dizendo coisas importantes e merecem sua
doação de tempo e atenção. “Use o poder da gratidão, seja com pequenos
presentes, cedendo seu tempo ou simplesmente dizendo obrigado”,
aconselha Daum.
7. Cerque-se de pessoas bem-sucedidas. “Você sempre
será julgado pelas companhias que cultiva”, adverte o autor. Por isso,
diz ele, esforce-se para construir um círculo de pessoas que você
respeita e admira, e assim será respeitado e admirado por elas.
Escrito por Márcio Ferrari - Fonte: Papo de Empreendedor
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